terça-feira, 17 de março de 2015

Dica de brincadeira introdutória ao treino de ABVD - Calçar meias

Hoje a estrela do blog é meu sobrinho amado. Passar algumas horas com Hugo sempre me traz um monte de idéias... na verdade, as idéias são todas dele, eu só aproveito da criatividade da criança, onde tudo vira brincadeira, tudo é descoberta, tudo pode ter a função que se atribui... o que inclusive é uma das habilidades do brincar, quando a criança atribui uma nova função àquele objeto!

Hugo retira do punho do papai uma gominha e começa a coloca-la nas mãos, de repente, coloca nos pés e perna...eis que visualizo todo o movimento, raciocínio e tentativas similares ao ato de calçar meias, e a analogia foi imediata (assim como a foto, rsrs). 

Hugo está com 1 ano e 10 meses e tem desenvolvimento típico. Calçar meias poder ser um aprendizado pra idades mais avançadas (2anos 2 anos e meio), em crianças com alguma dificuldade ou atraso esse aprendizado pode levar um pouco mais de tempo! Não se apresse! A criança a qual é conferido autonomia, sinaliza seus avanços. 

No consultório percebo que ensinar a calçar o sapato é bem mais simples, e que as meias, normalmente levam um tempo maior de estimulação. Nesse caso, a gominha veio como uma luz aos meus atendimentos e orientações, e acredito que pode ser pra você também! 

Utilizar a gominha permite que a criança visualize todo o processo e objetivo da atividade. Ela não perde contato visual com os pés, aprende o manuseio da meia (abertura lateral com os polegares), fortalece a musculatura da mão, estimula desenvolvimento motor, cognitivo e social, a medida que ela persiste, pensa, se concentra, recebe reforços positivos de seu desempenho e tentativas! 

Por isso colegas TOs, mães, professoras de ensino infantil e quem mais se interessar, se está difícil para o pequeno compreender e aprender essa Atividade Básica de Vida Diária, brinque com gominhas e posteriormente faça a analogia com as meias. Acredito que será bastante válido! 

Abraços, 
Priscila Boy. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário