sábado, 4 de abril de 2015

O Plano Inclinado - Considerações sobre uso






O Plano Inclinado é um produto assistivo bastante conhecido por profissionais, pais e professores. É um recurso elaborado para facilitar o desempenho da criança nas atividades de escrita/leitura, comumente utilizado em ambiente escolar, mas com prescrições também para uso em casa. Normalmente é um produto prescrito à crianças com atraso neuromotor, por Terapeutas Ocupacionais, ou outro profissional capacitado à prescrição de produtos de Tecnologia Assistiva.  

O objetivo do produto é tornar a criança mais funcional dentro de suas habilidades escolares. Ressalto que TODO produto assistivo DEVE ter esse objetivo - A FUNCIONALIDADE!  

A inclinação deve ser calculada pelo profissional, de modo que o desempenho seja melhorado e facilitado, e também de forma que, novas aquisições não sejam bloqueadas (quando o recurso oferece facilitação além do necessário). 

Cada criança terá seu plano prescrito de acordo com suas necessidades, intensidade de uso, local de uso e será treinada para o uso, bem como seus pais e professores. 

A título de exemplo, o Plano Inclinado pode ser  prescrito para que a criança com dificuldade de controle cervical tenha seu esforço muscular reduzido e seu aproveitamento da aula/tarefa potencializado; pode ser prescrito também, para que a amplitude de movimento (ADM) seja menor (olhar para o caderno em plano reto e o quadro - 90º) e que sua atenção e velocidade de cópia sejam melhorados ao mesmo tempo em que seu cansaço é diminuído. 

Por esses motivos e outros, a inclinação deve ser calculada, adequando o padrão de movimento, alinhamento postural e funcionalidade da criança. É interessante que essa inclinação seja regulável para que o plano seja utilizado por mais tempo. 

Chamo a atenção para o fato de que não basta indicar e "por a criança para usar" o plano. Todo alinhamento postural deve ser analisado e promovido para que a utilização do produto não traga agravos à saúde da criança. Devemos garantir ergonomia adequada de todo mobiliário utilizado

Chamo a atenção também para outro fato: podemos encontrar facilmente plano inclinado sendo vendido no mercado hoje, alguns em materiais de baixo custo, o que é bastante positivo em termos de acesso e alcance pelas diversas populações, porém, ainda que o produto seja vendido "livremente" isso não significa que seja adequado. A inclinação fixa pode ser insuficiente ou, pior ainda, pode estar acima do necessário, prejudicando o desempenho ao invés de facilita-lo. 

O Terapeuta Ocupacional é o profissional responsável por prescrever, adequar, treinar, acompanhar e orientar o uso do plano inclinado e qualquer outra solução assistiva. 

Procure um TO para melhor lhe orientar. 

4 comentários:

  1. Oi Priscila também sou TO recém formada, gostei de todos esses post. Parabéns pelo seu trabalho.

    Martina

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila também sou TO recém formada, gostei de todos esses post. Parabéns pelo seu trabalho.

    Martina

    ResponderExcluir
  3. Olá priscila, parabéns pelo post. Onde posso comprar?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, eu sou adulta. Tenho problemas com controle cervical, devido à Síndrome de Ehlers-Danlos.
    Um plano desses aguenta o peso de apoio de um adulto de 57kg?
    Grata.

    ResponderExcluir