sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dica Brincadeira Sensorial


Olá! 
Nesta semana realizei essa atividade com um dos meus pequenos. Ele foi encaminhado para terapia ocupacional, dentre outros motivos, por apresentar uma resistência sensorial tátil que o limitava em suas atividades escolares e de brincadeira; os transtornos sensoriais dessa criança também se refletem na alimentação, com quantidade muito pequena, ele atinge a saciedade, além de apresentar uma gama de restrições de sabores, texturas e temperaturas. Somente sinaliza fome quando esta é intensa. Há também uma dificuldade de identificação sensorial tátil, inclusive de identificação de sensações esfinterianas. Por fim, ele tem atraso importante no desenvolvimento da preensão, às vésperas de completar 5 anos, ainda utiliza preensão palmar e fraqueza no traçado. 

Todas essas demandas causam déficits ocupacionais importantes à criança, em todas as suas áreas de ocupação (brincar, educação e auto-cuidado) sendo claramente, demandas para o atendimento do Terapeuta Ocupacional. 

Nesta atividade tive o objetivo de introduzir a aceitação da brincadeira sensorial. A criança deve transferir o líquido de um pote para outro, utilizando a esponja. Durante essa brincadeira o trabalho de fortalecimento de membros superiores é bastante presente e com possibilidades de graduação de dificuldade bem possíveis. A temperatura da água, a sensação da mesma escorrendo pelas mãos e braços e respingando no corpo, o cheiro e textura da espuma, são sensações táteis que vão estimulando o cérebro da criança e gerando desconforto e consequente adaptação e acomodação ao estímulo. Essa brincadeira é de fácil aceitação e pode ser usada para iniciar as brincadeiras que até então permeiam o universo de recusa, pois água, esponja e espuma são sensações corriqueiras do cotidiano de qualquer criança, e parte da teoria da Integração Sensorial parte  do conceito de que todo estimulo deve ser dado para que a criança tolere e então seja possível a acomodação e aceitação de estímulos mais intensos, de modo que o progresso seja a participação nas diversas atividades, sem recusas. 


Como graduar a dificuldade dessa atividade?

  • Quantidade de líquido;
  • Quantidade de espuma; 
  • Viscosidade do líquido; 
  • Atribuição de outro estímulo sensorial simultâneo, como por exemplo, adicionar cor à espuma, ou modificar postura durante tarefa se a criança tolerar (sentado em superfície instável); 
  • Estender os ombros durante a força para espremer; 
  • Fazer com uma mão apenas, etc. 
E o mais importante! Ele AMOU a brincadeira!!! 

Dúvidas? 
priscila_boy@yahoo.com.br
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